segunda-feira, 7 de março de 2011

Em fevereiro tem Carnaval...

Pois é, esse ano o Carnaval é em março, mas as músicas relacionadas à festa sempre remetem a fevereiro, então fica esse título mesmo!

Ontem, e em algumas cidades até antes nem preciso citar o Nordeste começaram as comemorações do Carnaval. Aliás, comemorações, não, porque não estamos comemorando nada, mas sim nos despedindo... Sim! Carnaval é sinônimo de despedida - despedida da carne! A palavra Carnaval deriva do latim carne vale, devido às festividades então realizadas pelos cristãos na Idade Média em preparação para a quaresma, período em que os cristãos se abstém do consumo de carne.
Mas não vou me aprofundar muito neste assunto hoje!

Hoje irei mostrar a vocês, polenteiros, como o Carnaval é comemorado nos quatro cantos do mundo apesar de que um planeta esférico não deveria ter cantos...

Reino Unido
No Reino Unido está acontecendo o Shrovetide, derivada do inglês shrive, que significa "confessar os pecados". É um tanto estranho alguém comemorar uma confissão de pecados acho um tanto constrangedor, mas cada um com suas tradições... A maior comemoração acontece na terça-feira, conhecida como Shrove Tuesday, ou Mardi Gras mais comum nos EUA, e é caracterizada por competições como corridas de panqueca hein? - as pessoas saem correndo e virando uma panqueca na panela enquanto correm, sendo que quem chegar primeiro vence! Não diga!

 Pra quem duvidar, tá aí o vídeo!

Estados Unidos

A comemoração do Carnaval nos EUA é o Mardi Gras, derivada do francês, que significa "terça-feira gorda". A maior festa acontece em Nova Orleans e é caracterizada por desfiles de carros alegóricos e pessoas fantasiadas. Eu acho uma das comemorações mais semelhantes à nossa... Uma diferença é que no Mardi Gras, todos os moradores saem fantasiados, então, pra quem não gosta muito de se fantasiar, o ideal é colocar ao menos uma máscara para não chamar tanto a atenção! Os colares de "continhas" também são bastante populares por lá. As mulheres costumam sair com os seios à mostra e em troca ganham esses colares. Eu, particularmente, preferia comprá-los...

 

 França
Na França não há feriado de Carnaval, mas apenas um recesso escolar de duas semanas. Sua principal comemoração também é na terça-feira - Mardi Gras, dedicada aos excessos, que serão proibidos no período da quaresma. Então, caso não esteja de regime, o Carnaval na França é uma boa opção... Até porque acho que visitar a França nunca vai ser uma má opção!
As fantasias são feitas com muitas roupas e costuma-se usar máscaras e pinturas no rosto.

 Este é Reuze, figura bastante comum no Carnaval francês, sendo representativa de um chefe militar da Escandinávia Há controvérsias

Itália
Ahh, esse é um dos meus favoritos... Já deu pra perceber que o Carnaval é uma festa ligada ao cristianismo, então, nada mais justo que um dos países mais cristãos do mundo tivesse uma das maiores comemorações para essa data. As principais comemorações do país acontecem em Veneza, Viareggio e Ivrea.
A tradição no Carnaval italiano é o uso de máscaras inspiradas nos séculos XVII e XVIII. Uma mais fofa que a outra! É bastante comum as pessoas se cumprimentarem com "Buongiorno Signora Maschera", já que a identidade de cada um fica oculta, atrás das máscaras. O Carnaval na Itália é uma celebração de elite, caracterizada por luxuosos bailes nas mansões e palácios italianos. No entanto, o povo também se diverte nas ruas, um tanto mais desinibido. Em Viareggio, há também desfiles de grandes carros alegóricos, que ocorrem aos domingos de janeiro e fevereiro.

Carro alegórico em Viareggio
Fantasia do Carnaval veneziano

 
 
Quero uma dessa pra mim!

Rússia
Na Rússia comemora-se a Maslenitsa, sendo que panquecas são essenciais! Além de uma festa vinculada ao período da quaresma, trata-se também de uma despedida do inverno, que é muito rigoroso no país. Por isso a presença indispensável de panquecas - arredondadas, tostadas e quentes - semelhantes ao sol, que volta a aquecer o país. As pessoas também costumam se fantasiar e passeiam de trenó pelas cidades.

 
Quanto ao Brasil, não preciso nem comentar... Todo mundo fica cansado de ver na televisão como o nosso Carnaval é comemorado, com desfiles nas grandes cidades e gente dançando axé por todo lado. Inclusive, acho que no Carnaval só deviam tocar músicas carnavalescas mesmo - marchinhas, samba e afins. Quem diz que gosta do Carnaval, tem que gostar desses ritmos, senão não é um verdadeiro apreciador da festa, mas somente do feriado.

 Mas vamos concordar que festa bela como a nossa não tem em qualquer lugar!

6 comentários:

  1. Juuu, muito legal a volta ao mundo do carnaval!!
    fico show de bola...bjo

    ResponderExcluir
  2. amigaaaaaaaaaaa
    mto massa essa sua "apresentação"
    mas diz ai, como foi seu carnaval???

    bju
    amote

    gi

    ResponderExcluir
  3. Meu Carnaval lá na sua city foi ótimo, amiga! Melhor, só se eu tivesse ido pra Veneza, hehe...

    Quem sabe no ano que vem, né? ;D

    Também amo-te!

    Bjuu

    ResponderExcluir
  4. seu blog tbm é cultura e aprendi o significado do carnaval hehe.. ahh apresentaçao é de q massa? de pizza? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Particularmente, não gosto de como o carnaval é comemorado no Brasil. Vende-se ao mundo a imagem de que tudo é permitido nesses dias, e que os "turistas sexuais" são bem vindos, desde que usem camisinha (por sinal, distribuídas farta e gratuitamente pelo governo) Obs.: não sou contra a prevenção, mas sim contra a banalização. Ontem estava refletindo sobre como pessoas humildes, via de regra, de morros, investem fortunas nas escolas de samba. Aí veio a dúvida: porque não investir esse mesmo montante em escolas ESCOLAS? Ao invés de mestre de bateria, pq não mestre professor??? Bem, vai aí meu desabafo, não que vá mudar muita coisa...
    Paulo

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você, Paulo. O turismo sexual é realmente muito explorado nessa época...
    Lembrei-me agora que existe até uma marchinha, do Chacrinha, que atualmente tem sido tocada num sentido um tanto ambíguo. A letra é assim:

    "Bota camisinha
    Bota meu amor
    Que hoje tá chovendo
    Não vai fazer calor

    Bota a camisinha no pescoço
    Bota geral
    Não quero ver ninguém
    Sem camisinha
    Prá não se machucar
    No Carnaval..."

    ResponderExcluir