segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sushi

Olá, queridos polenteiros! Hoje irei vos falar sobre Sushi... Sabe aquele livro, escrito por Marian Keyes, que conta a história de duas mulheres em busca da feliciade?

Então, eu ainda não li, apesar de que esse livro consta em minha "Lista de Livros que Quero Muito Ler". Na realidade, hoje irei falar sobre Sushi no sentido gastronômico da palavra. Eu sei que na descrição do blog eu disse que este não é um blog "culinárico", porém hoje resolvi abrir uma exceção encarnei a Palmirinha. Vou transformá-los em sushimen e sushiwomen, ensiná-los a fazer sushis no improviso, mesmo faltando alguns itens que a maioria das pessoas considerariam como indispensáveis ao preparo dessa delícia!

Bom, há um item que é indispensável... O arroz! Esse é o único ingrediente que ainda não encontrei substituto... O ideal é usar o arroz japonês, mas com o outro deve dar certo também! Eu não tentei...
 

Fui só eu que notei um erro de português gravíssimo neste Modo de Preparo?
Após preparar o arroz conforme as instruções acima, já vamos enrolar o sushi! Lembre-se de que o arroz deve ficar bem papento e grudento, estilo aquele que você fazia quando estava aprendendo a cozinhar...

Há diversos tipos de sushi, sendo que o mais comum é o Makizushi. Trata-se daquele sushi que comumente vemos, enrolado em nori, aquela alga marinha desidratada,  com aspecto asqueroso, mas que deixa o sushi mais atrativo ao nosso paladar!

Aos desavisados, o pacotinho branco é sílica,um dessecativo que absorve e mantém o vapor d'água, e não é comestível!
 Algas à mão, arroz preparado... Vamos agora escolher o recheio!
Pode-se rechear o sushi com pepino, salmão, atum, kani kama, tomate seco, manga, morango, goiabada, cream cheese... Enfim, o sushi é seu e você recheia com o que quiser!

O que eu fiz foi com pepino e kani kama, porque adoro esse peixe moído com aroma de caranguejo! Foi aqui que comecei o improviso. Como eu não tinha a makisu (aquela esteirinha de bambu usada para enrolar os sushis), coloquei um pedaço de papel alumínio sobre uma tábua de carne e tive quase o mesmo efeito.

Simples! Deixe a alga sobre a makisu (ou papel alumínio) e coloque uma porção de arroz sobre a alga.
É importante não pôr muito arroz, porque você, você, você, você, você... Tá bom, parei! Você vai precisar espalhá-lo e prensá-lo com as mãos úmidas, senão vai grudar tudo em seus dedos!

Deixe bem prensado, caso contrário, quando for enrolar e cortar os sushis, o arroz vazará pelas laterais.

Coloque o recheio que você escolheu...

Enrole...
E tcharaaan!!!
Agora é só cortar, com MUITA delicadeza...
Que lindo que ficou!
Serve-se o sushi com shoyu e wasabi. Óbvio que eu não tinha wasabi em casa não vejo finalidade nesse condimento, além de me tirar lágrimas... E também não tinha shoyu só descobri depois de tudo pronto... Ainda bem que tinha um molho pronto para Yakissoba que tinha sobrado de uma outra aventura culinária minha...
Ah, eu também não tinha hashis! Mas esse foi o menor dos problemas...
Bon Appétit!

7 comentários:

  1. É interessante o modo de preparo e o prato ficou bonito; mas, nada apetitoso para quem não gosta..hehhehe

    ResponderExcluir
  2. Não sabia desses seus dotes culináricos...heheheheh. Realmente estava com uma cara ótima!

    ResponderExcluir
  3. Ow, Ju. vc tinha dito que o blog não era de culinária... hauhauahauh André

    ResponderExcluir
  4. Pior que falei mesmo, André! Mas dessa vez foi uma exceção... Mas ainda tenho o post dos nachos, em sua homenagem! hehe

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda to esperando pra provar o sushi...
    Manda por Sedex? hahahahaha
    Ou por malote! kkkkkkkkkkkkk

    beijoooo haney baby

    ResponderExcluir
  6. è pelo menos n precisa esquentar, se n vc queima ne =)....é n foi vc q fez =x

    ResponderExcluir
  7. Anônimo não,

    Cleverson Dias Nunes disse...

    Boa, JU...

    Ficou com uma cara Ótima,

    Espero um dia poder esperimentar este seu sushi, e também ajudar no preparo, mas me informe antes que eu levo tudo que é realmente nescessário, para confecção e também para a desgustação deste.

    E uma coisa muito Importante que a senhorita esqueceu a bebida, esta pode ficar por minha conta, você não vai se arrepender.

    Vou fazer um Blog sobre bebidas para acompanhar o seu talento culinário, que pelo que pude notar é amplo.

    Muitos falam de saque (tradicional bebida japonesa, produzida a partir da fermentação do arroz), esta bebida é ótima quando o prato principal é o peixe, neste caso se referimos ao arroz. Sendo assim, minha sugestão como acompanhamento deste prato é uma deliciosa bebida que pode ser servida em vários momentos de nossas vidas, sim, este mesmo, estou falando de um delicioso espumante brut, o seu frescor e sua acidez atenuada, nos proporciona um paladar maravilhoso, sem falar no frescor que este causa em nossa boca, por se tratar de um prato como este, a escolha é ideal.

    Melhor que um delicioso sushi, regado a um maravilhoso espumante brut (italiano), só mesmo contando com a companhia de grandes amigos para desfrutar deste magnífico jantar, ou de um candelabro, com velas ligeiramente amareladas, é uma pessoa maravilhosa a frente, podendo este belo jantar ser regado com palavras de amor, versos e poemas.

    E assim concluindo com um magnífico petit gateau, tradicional de chocolate, com calda de chocolate em seu interior, em um belo prato enfeitado com fios de chocolate e um deliciosos sorvete de creme coberto com calda de chocolate, para decorar o prato nada melhor do que um ramo de hortelã, bem verde, que dara um contraste ao prato.

    Esta sim seria uma noite seria PERFEITA!!!

    Como de costume, Parabéns JU.

    De:
    Cleverson Dias Nunes

    Beijos

    ResponderExcluir