sábado, 6 de novembro de 2010

Alguém x Qualquer um

Estava eu essa semana, concentrada em meu trabalho, eis que surge um colega e me pergunta:
- Juliana! Qual a diferença entre alguém e qualquer um?
Na hora, pensei: - Que pergunta óbvia! A diferença é que... Hum... Boa pergunta!

A princípio, de acordo com Aurélio e Michaelis, ALGUÉM é o termo designativo de alguma pessoa e QUALQUER UM também é o termo designativo de alguma pessoa! Mas porque, então, esses dois termos soam-nos com sentidos alheios?
  
Em inglês:

Alguém -> Someone
Qualquer um -> Anyone que também pode ser traduzido como ALGUÉM

No entanto, apesar de parecerem ter o mesmo significado, SOMEONE não é utilizado em frases negativas, mas sim o ANYONE, ou seja, ANY carrega consigo certa carga de negativismo.

Sendo assim, cheguei à seguinte solução para a dúvida do meu caro amigo: tá me devendo um comentário agora, rapaz!

  O termo ALGUÉM carrega certo positivismo e o termo QUALQUER UM,o negativismo. Portanto, esses termos, que teoricamente deveriam ser sinônimos, acabam sendo opostos! Incrível, não?

2 comentários:

  1. Pensando por esse lado até faz sentido...
    bjo Ju

    ResponderExcluir
  2. Pra deleite da minha amiga, vou colocar meu ponto de vista: qdo se fala em ALGUÉM, fala-se de uma pessoa com alguma diferenciação, ou seja, que atenda alguns requisitos; já QUALQUER UM, o próprio termo se explica: pode ser qquer um meeesmo. E tenho dito!!! kkkkkk - Paulo

    ResponderExcluir